• Intemperismo, ou meteorização, é o processo físico e químico de decomposição e desagregação de rochas na superfície terrestre, moldando o relevo e formando o solo. Ele ocorre através de diferentes tipos, como físico (desagregação mecânica), químico (decomposição por reações químicas) e biológico (ação de organismos vivos).


Espírito das plantas


2025
Tinta acrílica sobre tela
20x20 cm cada

Durante a residência artística Sol da Meia-Noite, desenvolvi esta série de pinturas como uma investigação sensível sobre os vínculos entre o humano e o vegetal. As figuras emergem como híbridos, corpos que são também folhas, gestos que lembram brotos, revelando uma contínua metamorfose entre matéria viva e imaginação. O fundo escuro funciona como um campo fértil, onde formas luminosas se expandem e respiram, evocando ciclos de crescimento, regeneração e comunhão com o ambiente.

Essas imagens nasceram de uma escuta atenta da natureza e da cultura peculiar do nordeste, que transforma a percepção do tempo e do corpo. As figuras parecem se mover entre a fotossíntese e o sonho, entre o gesto humano e o impulso vegetal. São tentativas de captar um estado de transição, o instante em que a vida se manifesta como energia compartilhada, vibrando entre o visível e o invisível.



O que vejo quando fecho meus olhos


série de pinturas
Tinta acrílica, posca, spray e bastão de óleo sobre tela.
60x60 cm 
2024-2025

Há uma dualidade na escuridão. No solo, abaixo da terra, onde o olhar não alcança, a escuridão é fértil e viva, uma matriz de crescimento, vida e transformação. Já na noite, ela é vasta e misteriosa, um espaço onde o conhecido e o desconhecido coexistem. Precisamos apreciar a complexidade do mundo invisível, reconhecer a vida que floresce na escuridão e aceitar o mistério como parte intrínseca da experiência humana. A noite, em sua imensidão, oferece uma tela para sonhos e medos, onde criaturas desconhecidas habitam tanto a terra quanto as profundezas do subconsciente humano. A fauna e flora noturna, sugerida por sombras e silhuetas, desafia nossa compreensão e nos lembra da beleza e do terror do desconhecido. É um lembrete das inúmeras formas de vida que prosperam na ausência de luz, se adaptando e evoluindo em um mundo subterrâneo raramente visto. Neste espaço, raízes se entrelaçam em uma dança silenciosa, alimentando e sendo alimentadas pelo solo que as sustenta.

















120x120 cm

Arquivo Invisível

2024


Nesta obra, construo uma narrativa visual que se articula entre natureza, simbolismo e identidade, explorando a ideia de coleção e memória visual ao reunir uma diversidade de imagens que dialogam entre si e com o espaço ao redor. Em uma abordagem que mescla colagem, pintura e ilustração, organizo fragmentos simbólicos, mãos, luas, cobras, borboletas, figuras humanas e vegetais, em uma composição que conecta o natural e o humano, o pessoal e o coletivo. Cada elemento funciona como uma peça de um arquivo poético, ao mesmo tempo íntimo e universal, que busca evocar a complexidade da experiência humana em relação à natureza. A disposição desses elementos, combinada ao uso de cores e padrões repetitivos, sugere um fluxo contínuo de tempo e transformação, onde cada imagem carrega histórias e significados que ultrapassam o visível, revelando meu olhar atento à potência simbólica de cada figura.


Mundo Natural



coleciono fragmentos, imagens que me atravessam como lembranças vagas de um planeta em respiração. pedaços de céu, terra, serpentes, pássaros e gestos se misturam sobre o papel. desenho como quem tateia um território em formação, onde o natural e o imaginado se confundem.

há algo que insiste em brotar entre o traço e o silêncio. às vezes é o rastro de um corpo que se move, às vezes o eco de uma paisagem antiga. gosto de pensar que cada camada guarda uma pequena transformação, um movimento quase invisível, como o da terra que respira sob nossos pés.

nessas composições, busco um modo de me relacionar com o mundo que não seja apenas olhar, mas habitar. deixar que as coisas falem em seu próprio ritmo: o brilho úmido de uma rocha, o voo contido de um pássaro, a curva atenta de uma cobra. tudo pulsa junto, como se o papel fosse um solo compartilhado onde as imagens se enraízam e se dissolvem.

é um exercício de escuta, do que ainda vive entre nós, do que se transforma, do que permanece.





Série de colagem sobre papel
48 x 66 cm
2024-25
Arte e Política na América Latina
Brígida Campbell e Bruno Vilela



Baixe o livro aqui.

"Arte e Política na América Latina", é uma série de videoaulas organizada pelo EXA - Espaço
Experimental de Arte e coordenado por Brígida Campbell e Bruno Vilela. Patrocinado pela Lei
Municipal de Incentivo a Cultura de Belo Horizonte, o projeto traz uma série de vídeos e um
livro que pretende criar um espaço para a discussão do papel da arte na América Latina,
levando em conta o caráter híbrido, multicultural e político destas produções. Para isso
pretendemos abarcar a natureza múltipla das maneiras de se fazer, ver e pensar a arte e a
cultura em nosso território, através de diferentes olhares e suas relações com as dinâmicas de
resistência e poder.

As aulas abordam as diferentes facetas  da identidade latino-americana, as influências
indígenas, africanas e europeias na nossa cultura, e na nossa arte, para também apontar
caminhos para uma prática contra-colonial no campo da arte e da cultura e, em consequência,
na política. O curso é composto por artistas, pesquisadores, filósofos, cientistas políticos e
historiadores que trazem um debate crítico, para discutir nossos desafios e sonhos para o
futuro.

O conteúdo pode ser acessado gratuitamente pelo site:
https://www.exa.art.br/portfolio/arte-e-politica-na-america-latina/.






ART FOR A SENSITIVE CITY
ARTE PARA UMA CIDADE SENSÍVEL




For read, download and sharing
Para ler, baixar e compartilhar



As cidades são, por natureza, lugares que estão em constante movimento. No Brasil temos acompanhado, especialmente nos últimos anos, transformações de várias ordens: gentrificação, especulação imobiliária, grandes investimentos, falta respeito ao patrimônio histórico e simbólico. Ações que muitas vezes distorcem o caráter público do espaço urbano, transformando-o em mero local de exploração financeira e impedindo a construção de locais de encontro, convivência coletiva e pública. Paralelo a isso, podemos perceber também, uma retomada dos espaços públicos como lugar de convívio, de política, de realização pública e coletiva de projetos. Essa retomada em grande medida é também uma resposta aos processos políticos envolvendo a esfera pública no Brasil e no mundo.

Neste contexto, uma série de projetos artísticos vem sendo realizados no espaço público/urbano, sob os mais diversos nomes, como intervenção urbana, arte participativa, colaborativa, relacional, contextual, etc. Estes trabalhos existem dentro de uma perspectiva que envolve um ideal de dissolução da arte nas esferas públicas e o redesenho político das práticas artísticas. Fazem a arte circular por outras espaços, senão os espaços institucionais tradicionalmente dedicados a ela, criando assim o surgimento de uma prática cultural, onde os processos de trabalho são visivelmente contaminados por outros campos do conhecimento – tais como a antropologia, sociologia, história, arquitetura e o urbanismo.

São obras que ativam o potencial transformador da arte, na medida em que estas práticas e estratégias buscam explorar a cidade como campo de atuação em contato direto com contextos específicos. Sugerem, assim, através de um processo de ressignificação dos espaços, a presença de outros fluxos contidos no interior do ambiente urbano. São ações que procuram atuar em uma linha limite entre o estar e o não estar na condição de arte; e são realizadas sem que as pessoas saibam que o que ali se apresenta deriva de uma prática artística. 

O objetivo deste livro é refletir sobre como estes trabalhos se relacionam com as cidades e seus imaginários urbanos para pensar os desdobramentos destas obras no campo simbólico, nos quais eles estão inseridos. A pesquisa busca, colocar em contato, percepções a cerca do espaço urbano vindas de diversas áreas do conhecimento; da geografia, da história, da comunicação etc, para alimentar de referências o processo da pesquisa e ampliar a compreensão do papel da arte no imaginário da cidade e na formação da sensibilidade urbana.

O livro faz parte da pesquisa de Doutorado em andamendo, que a autora está cursando na Escola de Comunicações e Artes da USP e teve o patrocínio da Funarte – Ministério da Cultura, através do prêmio “Bolsa de Produção em Artes Visuais – categoria produção crítica – 2014” e traz trabalhos de diversos artistas que desenvolvem seus trabalhos nos espaços públicos brasileiros.

320 páginas bilingue (inglês e português) editado pela Invisíveis Produções de São Paulo.




Cities are, by nature, areas of continuous motion. We are able to notice in Brazil, particularly over recent years, the ongoing transformations of many different orders: gentrification, real estate speculation, large-scale investments, and a lack of respect towards historical and symbolic heritage. These actions frequently distort the public character of urban space, turning it into a mere area of financial exploitation and hindering the creation of meeting places, which allow for collective and public coexistence. Parallel to this, around the world, we may also notice a renewal of public spaces as areas of convivial and political nature, as well as of public and collective accomplishment of projects. This renewal, in great part, is also a reaction towards the political processes involving the Brazilian public sphere and the world.
Under this context, a series of artistic projects are in ongoing activity in the public/urban space, being known as works of urban intervention, participatory art, collaborative art, relational art, contextual art, etc. These works exist within a perspective which involves an idealistic scenario of artistic dissolution in public spheres and the political redesign of artistic practices. They allow art itself to circulate through different spaces, other than the institutional spaces traditionally dedicated to it. This leads to the emergence of a cultural practice where work processes are visibly influenced by other fields of knowledge – such as anthropology, sociology, history, architecture and urbanism.
This book has the goal: to amplify the comprehension of the role art has in the urban imaginary and the establishing of urban sensibility, tightening the political and artistic dimension of works acting within social contexts.


MORE ABOUT THE BOOK: MAIS SOBRE O LIVRO:
https://arteparaumacidadesensivel.wordpress.com








Pequeno Guia Afetivo da Comida de Rua de Salvador



A comida de rua em Salvador está nas esquinas, calçadas, praças e largos. Povoa a memória, estabelece encontros, resiste aos esforços de ordem, controle e padronização que se apresentam sobre a cidade. Ela está nos carrinhos, tabuleiros, bicicletas, bancas e cestos. Em pontos fixos dos bairros onde pode ser encontrada cotidianamente, ou com vendedores ambulantes que tangenciam o caminho dos passantes. Tem comida de rua pra qualquer hora do dia. Seja para um café da manhã reforçado, para merenda (lanches ao longo do dia), para almoço ou para matar a fome no meio da madrugada. A diversidade é enorme. As delícias são muitas. Um universo inteiro a ser experimentado.


 

O “Pequeno Guia Afetivo da Comida de Rua de Salvador” foi concebido e publicado pelo Poro. Para baixar a publicação gratuitamente: http://poro.redezero.org/publicacoes/comida-de-rua/








Livro com o conjunto da produção artística, intervenções urbanas e proposições realizados pelo Poro entre 2002 e 2010. O Poro é uma dupla de artistas composta por Brígida Campbell e Marcelo Terça-Nada! que desenvolve intervenções urbanas e ações efêmeras no Brasil e exterior. Opera nos sistemas de comunicação, circulação e trocas simbólicas realizados nas cidades. Atuando tanto no espaço institucional quanto no espaço não institucional, reconhece o espaço público como lugar de convívio e campo ampliado para a articulação de proposições artísticas.
O livro relaciona a produção do Poro a uma discussão sobre ações artísticas que promovem a percepção sobre o espaço público, cidade, patrimônio, memória, trabalho colaborativo, inserções artísticas e relações entre arte e política. O livro traz textos de autores de diferentes áreas como arquitetura, urbanismo, poesia, comunicação, história social, ativismo, artes visuais. Os textos do livro foram escritos por: Poro, Daniela Labra, André Mesquita, Newton Goto, André Brasil, Wellington Cançado & Renata Marquez, Anderson Almeida, Luiz Carlos Garrocho & Daniel Toledo, Ricardo Aleixo.

Para baixar:
http://issuu.com/brigidacampbell/docs/ebook_poro



Teaching and Research



Professor at School of Fine Arts at Federal University of Minas Gerais (UFMG) 


Academic Disciplines:

- Orientation in studio practice

- Spatial practices (studies on the relationship between art and urban space)

- Editorial Design for artists

- Graphic Arts and Experimental Prints


Research:

Coordinator of the Research group “Common Imagination”


Lines of research:

- Art, ecology and social transformation (current)

- Art and public space

- Socially engaged art

- Art and politics in Latin America

- Graphic Arts






Ensino e Pesquisa



Professora Adjunta no Curso de Artes Visuaus da Escola de Belas Artes da UFMG 


Disciplinas ministradas:

- Orientação em prática de atelier

- Práticas espaciais (estudos da relação entre arte e cidade)

- Projeto Editorial para artistas

- Artes Gráficas



Pesquisa:

Coordenadora do  Grupo de pesquisa: Imaginação Comum


Linhas de pesquisa:

- Arte, ecologia e transformação social (atual)

- Arte e espaço público

- Arte socialmente engajada

- Arte e política na América Latina

- Artes Gráficas































brigidacampbell@ yahoo.com.br
Access to complete Lattes curriculum: http://lattes.cnpq.br/5389716943553754





Brígida Campbell is a transdisciplinary artist and a professor in the Visual Arts course of the School of Fine Arts, in the Federal University of Minas Gerais. For over ten years, she has researched the connections between art and the urban environment, collective work, and socially engaged art. Her work involves classes, curatorships, lectures, written publications, workshops and exhibitions. In her body of work, she communicates through different languages, such as painting, drawing, installations, video, urban interventions, graphic arts, and performances, exploring the poetic subtleties of daily life, creating images of situations that estimulate imagination, creativity and collective initiatives. She is a collaborator at the Espaço Experimental de Arte (EXA), in Belo Horizonte. She was one of the two artists behind the artistic duo Poro, through which she performed collective works within the public sphere from 2002 to 2017.

She holds a PhD in Visual Arts from the School of Communication and Arts - University of São Paulo (2018) and a Master’s Degree from the School of Fine Arts - Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Her doctoral thesis earned a Honorable Mention at the Tese Destaque Award of the University of São Paulo in 2020, in the field of Linguistics, Literature and Arts. As an artist, she took part in many exhibitions and artistic residences in Brazil and overseas, including: Brazil Soft Power, Kunsthal KAdE, Amersfoort (Netherlands); Ein Tag Danach, Bunker 101, Cologne; Eletronika Festival, Belo Horizonte; Cidade Gráfica, Itaú Cultural, São Paulo; 3rd Biennial of Bahia, Salvador; Arte: Diálogo, CCBB Belo Horizonte; Brasília: (Cidade) [Estacionamento] (Parque) [Condomínio] - Funarte, Brasília; CRio Festival 2012, 2nd Creativity World Forum, Pier Mauá, Rio de Janeiro; Vizinhos, Vernetzte Kunst in Brasilien, MuseumsQuartier, Vienna (Austria); and the Festival de San Martin de Los Andes (Argentina), among others.

She was one of the project coordinators for Arte e Política na América Latina (2021), a project curator for “Muros - Territórios Compartilhados”, and one of the organizers for SEMANÁRIA – Graphic Art Week of EBA-UFMG. She is the author of “Arte para uma cidade sensível - Art for a sensitive city” (2015), “Pequeno Guia Afetivo da Comida de Rua de Salvador” (2014), “Exercício para a Liberdade” (2016), and “Intervalo, Respiro, Pequenos Deslocamentos - ações poéticas do Poro” (2009). She is also the editor of the magazines “NUVEM” and “Refil”.



Education:



2018 – PhD in Visual Arts - School of Communication and Arts, University of São Paulo (USP)

2007 – Master’s Degree in Visual Arts - School of Fine Arts, Federal University of Minas Gerais (UFMG)

2004 – Undergraduate in Fine Arts - School of Fine Arts, Federal University of Minas Gerais (UFMG)



Awards:



2020 - Honorable Mention, Tese Destaque USP 2020

2015 - Gourmand World Cookbook Awards 2015, best book in the Brazilian Street Food category, with “Pequeno Guia Afetivo da Comida de Rua de Salvador”

2014 - Funarte Grant for Critical Production in Visual Arts

2012 - Funarte Award for Contemporary Art

2010 - Contemporary Art Publication in a Foreign Language Award - Fundação Bienal de São Paulo and the Ministry of Culture

2010 - Video selected for the Registros Award, Canal Contemporâneo

2008 - Videos awarded at the ImageTag Festival by the Telemig Celular Institute in the categories Popular Vote and Specialized Jury

2008 - Honorable mention/award at the contest for posters depicting the 60th anniversary of the Universal Declaration of Human Rights - Special Secretariat for Human Rights - UNESCO



Published Books:



-       “Arte e política na América Latina”; org. 2021,

-       “Guía Practica Para Experimentar el Vacío”; 1st ed. Ciudad de México: La Colmena, 2016.

-       “Arte para uma cidade sensível - Art for a sensitive city”; 1st ed. São Paulo: Invisíveis Produções, 2015.

-       “Manifesto por uma cidade lúdica e coletiva, por uma arte pública, crítica e poética”; Ed. Belo Horizonte: Poro, 2014

-       “Exercício para a Liberdade”; São Paulo: Invisíveis Produções, 2014.

-       “Pequeno Guia Afetivo da Comida de Rua de Salvador”; Poro, 2014.

-       “Intervalo, Respiro, Pequenos Deslocamentos - ações poéticas do Poro”; org. 1st ed. São Paulo: Radical Livros, 2011.



Articles in Periodicals:

-       “Manifesto pela Arte e Cidade”; Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Vol. 20, p. 4, 2013.

-       “Poesia no Espaço Público”; Revista REFIL - Magazine in Laboratory Format, Vol. 2, p. 8, 2009.



Chapter of books:

-       “Coleção Ensaios Brasileiros Contemporâneos - Artes Visuais”; 1st ed.: Funarte, 2017.

-       “Cidade em Transe”; “Práticas de ocupação da cidade”. 1st ed. Rio de Janeiro: Rio Museum of Art (MAR), 2016.

-       “Caderno de Referências”; In: Juliana Gontijo. (Org.). “Caderno de Referências”; 1st ed. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2016.

-       “Ser Artista - Poro”; In: Editora Binóculo. (Org.). “Ser Artista - Poro”; 1st ed. Rio de Janeiro: Editora Binóculo, 2013.

-       “Ações Urbanas - Poesia e Política no espaço público”; In: Maria do Carmo Freitas Veneroso; Maria Angélica Melendi. (Org.). “Diálogos entre linguagens”; Belo Horizonte: Com Arte, 2010.



Artistic Residences


2017 - Ateliê Ana Ruas – Campo Grande, MS

2016 - Institute of Urban Dreaming Research – Manchester, England

2016 - Taller La Colmena - Universidad Nancional Autónoma de México, Mexico

2012 - The Jardim Canadá Center of Art and Technology (JACA) – Belo Horizonte, MG

2009 - Terra UNA – Liberdade, MG

2008 - Morro da Vargem Artistic Residence – Espírito Santo


Main Exhibitions (2020-2014)


2021    Um animal que inventa a si próprio; RV Cultura e Arte Gallery, Salvador, BA

             Outras Habitalidades; Kubitschek Residence Museum, Belo Horizonte, MG


2020  Além do Traço; Mama / Cadela, Belo Horizonte, MG

            Pensamentos Temporariamente Perdidos; UFMG Winter Festival (online)


2018    Cartografias Imaginárias - a cidade e suas escritas; Sesc Palladium

            Intervenção - Dia Mundial sem Carro (World Car Free Day, educational activity); CCBB Belo Horizonte, MG


2017    11th São Paulo Architecture Biennial

            Inhotim Ocupações Temporárias (installation)

            A sublime Invasão da Natureza na Cidade - Ateliê Ana Ruas

            Coterrats; Barcelona, Spain


2016    Promising Home; People’s History Museum, Manchester, England

            Coisa Pública; Despina Gallery, Rio de Janeiro

            Brazil Soft Power; Kunsthal KAdE, Amersfoort, Netherlands

            Anatomia de um livro; Luiz de Bessa State Public Library, Belo Horizonte, MG

            Imaginary Kid Napping; annex to the Luiz de Bessa State Public Library, Belo Horizonte, MG

            Verão Arte Contemporânea; Municipal Park of Belo Horizonte, MG


2015    Eletronika Festival; Belo Horizonte, MG

            Avessa; Print Art Fair, SESC Pompéia SP

            O Papel do Museu; National Museum, Brasília, DF


2014    Cidade Gráfica; Itaú Cultural, São Paulo

            3rd Biennial of Bahia; Esteio Gallery, Salvador, BA

            Simbio; Minas Vale Memorial, Belo Horizonte, MG

            Naturantes; Paço das Artes, São Paulo

            Virada Cultural; Sesc Ipiranga, São Paulo

            SESC Pompeia Publishing Fair, São Paulo

            COPAS Project; Goethe Institute, São Paulo

            Independência: Quem troca?; Art and Research Gallery, UFES, Vitória, ES

            Arte: Diálogo; CCBB Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

            Art Week of Londrina, PR